Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, julho 06, 2012

O que a acontecesse se a Terra parasse de girar?


Comecemos com alguns dados! A velocidade linear de um corpo na superfície da Terra – devido a sua rotação – não é constante, ela varia de acordo com sua latitude e vai de aproximadamente “quase-nada” nos pólos até 1670 km/h no equador . Nós, brasileiros, experimentamos diferentes valores dessa velocidade (ou seja, pessoal que vive no norte e no sul do país estão a velocidades diferentes). Agora, para
motivos de simplicidade, vamos dizer que em média todos nós experimentamos 1400km/h. Ok? Ok!
Você está feliz, é uma sexta-feira e você está no caminho da padaria (para comprar pão de queijo) e não se sabe por que diabos… a Terra resolve parar de girar instantaneamente! O que vai acontecer? O que você deve fazer? Você vai ter tempo de pensar nessas questões? Acho que não!
Vamos começar levando somente em consideração a sua conservação de momento e depois deixando mais e mais geral, pensando em todas as outras coisas a sua volta. A Terra parou de girar!! PUF! E você? Bem, como você imagina, seu corpo vai “querer” continuar em sua trajetória… a míseros 1400km/h na direção leste!!!! Você provavelmente não vai sentir muita coisa – cof cof – porque todo o ar a sua volta também vai continuar se movendo a essa velocidade (já que ele também estava girando a essa velocidade) ou seja… você provavelmente sairia “voando” sem saber exatamente o que está acontecendo… até se chocar VIOLENTAMENTE com a construção mais próxima e a leste de você. Mas, será que os prédios e construções suportariam essa desaceleração repentina… e permaneceriam parados??? Acredito fortemente que não! Mesmo as construções mais firmes iriam se desprender e continuar seu movimento junto com você e as massas de ar. Mas ainda podemos pensar um pouco além, será que o solo seria firme o suficiente para se manter no lugar também? Também acho que próximo a superfície da Terra… não!! Só as rochas mais firmes e bem “presas” ao planeta conseguiriam se manter no lugar (é nelas que você bateria! Hauhauha =D).
Acha que acabou? Não… hehehe além de todo esse caos incrivelmente caótico e cataclísmico, ainda tem mais! Pense nos oceanos. Toda aquela massa oceânica também está girando junto com a Terra, na aproximação que fizemos aqui, a 1400km/h!! Ou seja, teriamos uma pequena onda de proporções globais se movendo na direção leste a 1400km/h com graaaande parte de toda a massa oceânica!!!! Fazem idéia do que é isso? Essa onda, meus amiguinhos, faria uma Tsunami parruda parecer uma tênue perturbação na água de um copo devido a um flato involuntário de um senhor de idade a 15 metros de distância do copo (exageraaaado…). Pra nossa sorte, temos os Andes a oeste, que deve servir porcamente, como um escudo (é claro, se partes deles não saírem voando também).

udo isso, estaria acontecendo ao meeeesmo tempo. Demais não??? É praticamente a definição de fim do mundo!
Acha que pode sobreviver a isso? Difícil! Apenas algumas poucas espécies suportariam tal cataclísma. Quais? Ursos polares, pinguins e doninhas do ártico. MAS DE QUE DIABOS VOCÊ ESTA FALANDO, QF??? POR QUE ESSES BICHOS? Pensa só, nos pólos essa velocidade é MUITO menor, chegando a singelos cagalhésimos de kilômetros por hora. Para alguem BEM próximo ao pólo, a Terra parar de girar não deve ser lá grande coisa. Talvez suficiente pra te jogar no chão ou mesmo só te desequilibrar. ¬¬
Quer sobreviver a essa catástrofe iminente? Vá morar nos pólos!
Sobrevivendo a toda essa droga, ainda teríamos o efeito de modificar a duração dos dias! Agora o dia duraria cerca de 6 meses, e outros 6 meses de noite (que correspondem a metade do período de órbita da Terra em torno do Sol). Isso faria maravilhas a sua pele durante os 6 meses de dia e lhe garantiria noites de 6 meses bem fresquinhas e confortáveis ¬¬.
Outra coisa interessante, caso a Terra pare, é que poderíamos perder o nosso campo magnético! Nossa principal linha de defesa contra os terríveis raios cósmicos comedores de criancinhas.
Enfim, estaríamos… CONDENADOS!! =D

Um comentário:

  1. essa é boa, só esqueceu que "sem o campo magnético" perderiamos estabilidade em relação a ditancia terra-sol, a terra poderia ir se distanciando aos poucos e acabar se chocando com outro planeta ou ainda pior, ser sugada pelo sol.
    kkkkkk, coisa de louco, mas como você disse: "só conservação de momento", aí não dá pra entrar neste contexto em que apresento.

    Phill

    ResponderExcluir

Fale o que quiser!