Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, março 28, 2012

Como montar um cubo mágico

O cubo mágico (ou cubo de Rubik) é um puzzle tridimensional, bastante conhecido na década de 80. O objetivo é deixar todas as faces com a mesma cor. O cubo de Rubik é formado por 26 pequenos cubos que formam as faces, além de um cubo central de onde partem todos os outros.
Neste artigo vamos detalhar o processo de como se montar um cubo mágico.
As partes do cubo:
8 cubos de canto ( três cores)
12 cubos laterais (duas cores)
6 cubos centrais (uma cor).
As cores das faces se dividem em Azul, Verde, Amarelo, Branco, Vermelho e Laranja, da seguinte forma:
O Azul é oposto ao Verde.
O Amarelo é oposto ao Branco.
O Vermelho é oposto ao Laranja.
Veja a ilustração abaixo:
Como Montar um Cubo Mágico
Para começar, vamos considerar as partes do cubo na imagem, para que fique bem claro quais são os
cubos de canto, laterais e centrais.
A: Cubo central (são 6, ao todo)
B: Cubos de canto (são 8, ao todo)
C: Cubos laterais (são 12, ao todo)
1. Monte uma cruz em uma das faces do cubo, alinhando os cubos laterais de forma que sejam da mesma cor que o cubo central, girando os cubos até conseguir. A face superior, ou seja, a que estiver para cima, deve conter a cruz de cubos laterais alinhados ao central. Comece colocando o cubo lateral abaixo do seu lugar. Para isso, gire a camada do meio e a camada oposta a qual o cubo lateral deve estar.
2. Monte a camada do meio do cubo. Após ter posicionado corretamente a cruz na face superior, é preciso montar a camada do meio: Para descobrir o cubo lateral de cada posição você deve observar as cores dos dois cubos centrais das faces adjacentes. Os cubos da camada mediana podem estar localizados na camada do meio ou mesmo na inferior.
Como Montar um Cubo Mágico
Sequência trocadora de bordas
3. Sequência trocadora de bordas: Como mostra a imagem ao lado, esta sequência troca a posição de dois cubos laterais, mantendo as peças adjacentes e a posição de suas cores.
4. Posicione os cubos de canto da camada inferior de maneira a formar uma disposição correta das cores. Ao terminar esta etapa, faça uma sequência trocadora de cantos. Você deve posicionar os quatro cubos de canto inferiores trabalhando apenas na camada inferior. Verifique, antes de tudo, se pode posicionar um ou mais cubos apenas girando a camada inferior. À essa altura seu cubo já deve ter uma cruz de cubos laterais em cada face. Se ainda não estiver disposto dessa maneira, realize novamente a sequência trocadora de bordas.
Como Montar um Cubo Mágico
Sequência trocadora de cantos
5. Sequência trocadora de cantos. Observe a imagem ao lado e execute os movimentos. Esta seqüência inverte 3 cubos de canto de posição mantendo o restante dos cubos na mesma posição.
Para posicionar um cubo adjacente, use uma sequência trocadora de cantos, sem se preocupar com sua orientação por enquanto.
Se houver apenas um cubo central entre um cubo de canto e seu lugar correto, faça a sequência trocadora de cantos duas vezes, se você quiser que o quarto cubo, opostos aos três cubos que se movem permaneça no mesmo lugar.
Reposicione o cubo mágico à cada sequência de movimentos, de modo que a face que contém os cubos a serem trocados esteja sempre voltada para cima.
À essa altura, seu cubo deve conter os oito cubos de canto em seus devidos lugares, estando alguns já com a orientação correta das cores.
Como Montar um Cubo Mágico
Sequência giradora de cantos para a direita
6. Corrija, em seguida, as cores dos cubos de canto. Para isso, use a sequência giradora de cantos para a esquerda ou a sequência giradora de cantos para a direita. Observe cada uma delas na imagem ao lado. A sequência giradora de cantos para esquerda rotaciona um cubo de canto em sentido anti-horário e força o próximo cubo a girar no sentido horário, de forma que a sequência giradora de cantos para a direita faz o contrário.
Se ainda houverem cubos errados, aplique neles a sequência giradora de cantos correta.
Se dois cubos opostos estiverem errados, porém os outros cubos dessa camada estiverem corretos, use a sequência giradora de cantos correta em um cubo errado e um certo. Isso fará com que os dois cubos com orientação errada fiquem próximos. Use de novo uma das sequência para orientá-los.
Se restarem apenas dois cubos próximos errados, você deve corrigí-los com apenas uma sequência giradora de cantos.
Eureka! Seu cubo mágico estará montado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que quiser!