Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, março 14, 2012

Tutorial:Como ter um sonho lucido

Na postagem anterior eu mencionei sobre o sonho lucido, agora irei postar sobre como ter um sonho lucido.










Técnicas de Indução de Sonhos Lúcidos (LDIT  – Lucid Dream Induction Techniques):


DILD – Dream Induced Lucid Dreams
1: De manhã cedo, faça uma linha de pontos ou algum desenho na sua mão com uma caneta;
2: Durante o dia, faça testes de realidade – pare o que está fazendo e procure o desenho na sua mão;
3: Se habitue a parar, observar o ambiente que o rodeia e a se perguntar se não está sonhando. Ache um livro, símbolo ou alguma coisa que tenha textos ou números e memorize o que está escrito;

4: Afaste o olhar por 5 segundos e volte a fixar o objeto novamente. Se o texto/números que memorizou não tiverem mudado, então você está acordado e pode continuar suas atividades diárias.
Comentário: Treinar para analisar o ambiente em volta vai ajudar a detectar se é um sonho ou realidade. Ao fazer testes de realidade no seu dia-a-dia vai gravar esse hábito no seu subconsciente e isso vai se refletir nos sonhos também. Quando fizer o teste de realidade e se aperceber que está sonhando, ficará lúcido.
WILD – Wake Induced Lucid Dreams
1: Configure o seu alarme para te acordar entre 5 a 6 horas depois da hora que vai dormir;
2: Quando o alarme tocar, desligue-o e volte a fechar seus olhos;
3: Vai começar a sentir-se caindo no sono novamente e deverá começar a ver algumas imagens. Quando isso acontecer, repita para si mesmo “Eu tenho sonhos lúcido”. Se visualize consciente no seu sonho e tente interpretar tudo que está vendo de uma forma lógica;
4: Lentamente deverá começar a sentir o seu corpo entrando no sonho. O seu corpo começará a relaxar no que é conhecido como “paralisia do sono” e não vai conseguir se mexer. Continue entrando cada vez mais no sonho e mantenha-se lúcido.
Comentário: Como a sua mente ainda estará no estágio REM quando você acordar, é muito mais fácil voltar a adormecer em REM, só que dessa vez adormecerá com a intenção de ter um sonho lúcido.
WBTB – Wake Back To Bed
1: Configure o seu alarme para cerca de 1.5 horas antes da hora normal em que você acorda;
2: Quando o alarme tocar, desligue-o e saia da cama;
3: Tente ficar acordado pelo menos 15 minutos (mas não mais do que 1h) e repita várias vezes para si mesmo “Eu tenho sonhos lúcidos”. Pode também considerar fazer algum tipo de exercício leve – cerca de 10 repetições –  para acordar a sua mente um pouco mais do que o normal;
4: Volte para a cama, feche os olhos e tente adormecer repetindo para si mesmo “Eu vou ter um sonho lúcido”, se visualize consciente no seu sonho;
5: Depois de 5 ou 10 minutos, faça um teste de realidade para ver se está sonhando.
Comentário: Após um certo tempo, apesar de parecer que ainda está no seu quarto tentando adormecer, pode já estar dormindo sem ter se apercebido, daí a necessidade de testar sua realidade. Esta técnica é bastante parecida com a anterior e tira vantagem do estado REM e da intenção de adormecer estando lúcido.
DEILD – Dream Exit Induced Lucid Dreams
1: Configure o seu alarme para te acordar entre 5 a 6 horas depois da hora que vai dormir, no entanto, precisará de um despertador que toque, se desligue automaticamente e toque novamente algum tempo depois. A idéia é que acorde do seu sonho mas que não tenha que se mexer ou se levantar;
2: Quando o alarme tocar, deixe-o desligar-se automaticamente e fique quieto, sem se mexer;
3: Mantenha os olhos fechados, e tente se manter lúcido e consciente e voltar ao sonho que estava tendo anteriormente - use a técnica de repetição descrita nos métodos acima.
Comentário: Esta técnica é uma das com a maior taxa de sucesso. Como não vai se despertar vai ser muito mais fácil voltar ao estado REM e ao sonho anterior só que desta vez, de uma forma consciente.
EILD – Electrical (or External) Induced Lucid Dreams
1: Compre óculos específicos para indução de sonhos lúcidos (exemplo: Nova Dreamer);
2: Coloque os óculos e durma normalmente.
Comentário: Enquanto você dorme os óculos emitem flashes de luz nas suas pálpebras. Quando você aprender a reconhecer esses flashes começará a questionar se está dormindo e mais frequentemente ficará lúcido nos seus sonhos. Um contra é que esses aparelhos são caros, geralmente em volta de $800.
MILD – Mnemonic Induced Lucid Dreams
1: Coloque papel e lápis perto da sua cama;
2: Antes de adormecer repita para si mesmo com convicção que vai acordar e se lembrar dos seus sonhos. Acredite e realmente se comprometa a se lembrar para que esse “acordo” fique bem embutido no seu subconsciente;
3: Durma normalmente e assim que acordar anote o seu sonho, todos os detalhes que se lembrar dele;  
4: Feche os olhos e volte a dormir, enquanto estiver adormecendo imagine que está dentro do sonho que acabou de escrever no papel. Diga à sua mente que está lúcido e se veja consciente no sonho.
Comentário: Com o repetir do processo fica cada vez mais fácil e mais provável sonhar com o que descreveu no papel e como consequência, ficar lúcido no seu sonho.
Bons sonhos














1) Procure anotar em algum lugar,um diário,agenda ou no seu aparelho celular e etc. Este é talvez o passo mais importante para conseguir ter sonhos lúcidos. Mantenha-o próximo a cama de noite, e escreva nele imediatamente após acordar – se lembrar de algum sonho. Isto informa a seu cérebro que você realmente quer se lembrar de seus sonhos!


2) Aprenda qual o melhor momento para ter sonhos lúcidos. Veja qual é o seu cronograma de sono, e você pode ajustar seu padrão para ajudar a induzir sonhos lúcidos.
·  Estudos sugerem que um cochilo algumas horas após acordar de manhã é a hora mais comum para se ter um sonho lúcido.
·  Sonhos lúcidos são associados ao MRO (ou REM em inglês), que significa que eles ocorrem normalmente imediatamente antes de acordar. O sono em MRO é mais frequente antes de acordar. As pessoas com narcolepsia têm REM logo quando dormem, e se você tiver sonhos lúcidos logo quando adormece, verfique se tem narcolepsia (procure um médico). Mas deve se notar aqui que há pessoas que lembram de sonhos após acordar em estágios não-MRO.
·  Ciclos de sono duram em média 90 minutos, e se uma pessoa está interessada em se lembrar dos sonhos, é melhor se programar para acordar durante um destes ciclos (sonhos interrompidos são mais facilmente lembrados).
3) Pratique indução mnemônica de sonhos lúcidos.
·  Prepare seu despertador para acordar-lhe 4, 5:30 ou 6 horas após dormir.
·  Quando acordar, tente se lembrar do sonho o máximo possível.
·  Quando achar que se lembrou o tanto que conseguia, volte a dormir, imaginando que ainda está no sonho anterior, e se tornando consciente de que está dormindo. Diga a si mesmo: “Eu estou consciente de que estou sonhando…” ou algo parecido. Faça isto até que você ache que a dica “entrou”. E vá dormir.
·  se pensamentos aleatórios aprarecerem enquanto tenta dormir, repita a parte de auto-sugestão novamente. E não se preocupe se você acha que está demorando demais. Quanto mais tempo repetir, mais ela vai entrar, e maior a chance de ter um sonho lúcido.
4) Estabeleça o hábito de verificar a realidade. Em um sonho, isto vai lhe dizer que está dormindo permitindo-lhe ficar lúcido. Mas para fazer uma verificação de realidade em um sonho, a pessoa tem que se acostumar a fazê-lo na vida real. Quando estas ações se tornarem hábito, a pessoa vai começar a fazê-lo nos sonhos, e pode perceber que está sonhando. Algumas táticas:
·  Olhe um relógio para ver se ele permanece parado;
·  Olhe um texto, olhe para longe, e olhe para o texto novamente para ver se ele mudou;
·  Ligue e desligue a luz da sala.
·  Olhe em um espelho (sua imagem normalmente aparece borrada em um sonho);
·  Feche o nariz e tente respirar.
·  Olhe para as mãos e se pergunte: “Estou sonhando?” (quando você sonha, você vai ver dedos maiores ou mais de cinco dedos nas mãos).
·  Pule no ar;
·  Beslisque-se ou cutuque-se; nos sonhos, você não vai sentir dor, e sua pele pode parecer mais elástica que na vida real;
5) Prolongue os sonhos lúcidos rodando seu corpo no sonho (há suspeitas de que prolongue o MRO), e esfregando as mãos (para evitar de sentir que está na cama).
·  Quando se lembrar de um sonho ao acordar, tente não se mover. Ativar os nervos motores pode dificultar o acesso às memórias do sonho.
·  Sonhos lúcidos são úteis para as pessoas que têm pesadelos constantes, pois lhes dá uma chance de tomar o controle de seus sonhos.
·  Verificar a realidade quando acordar pode lhe ajudar a detectar um “falso despertar” nos sonhos, quanto você sonha que acordou, e perde a lucidez.
·  Não beba fluido algum uma hora antes de dormir. a última coisa que quer é acordar de um sonho lúcido só para ir ao banheiro.
·  Não use um rádio relógio. Quando ouvir conversas ou uma música, isto vai lhe distrair, e pode limpar as memórias do sonho. Se tiver que usar um rádio relógio, não pense no que está tocando, e desligue-o rápido. Ou ligue o rádio em uma frequência sem estação, para criar estática.
·  Se não puder se lembrar do sonho que teve, e quiser se lembrar, foque nos sentimentos. Tentar se lembrar com força vai tornar as lembranças mais tênues. Sua mente vai pensar em tudo menos no sonho.
·  == Se tiver sonhos recorrentes, os aspectos destes sonhos podem funcionar como testes de realidade. Se perceber algo que só acontece nesses sonhos recorrentes, diga a si mesmo “Isto só acontece em meus sonhos, eu devo estar sonhando”. ==
·  Se perceber algo acontecendo que seria impossível na vida real, como respirar embaixo d’água, isto pode funcionar como um teste de realidade e lhe alertar para o fato de que está sonhando.
·  Quando acordar naturalmente, foque seu olhar no primeiro objeto que ver quando abrir os olhos. Este objeto vai fixar a tênue memória do seu sonho, deixando mais fácil lembrar dos detalhes.
·  Algumas pessoas tomam pequenas doses de cafeína antes de dormir, dizendo que ela ajuda a manter a acuidade mental, enquanto o corpo adormece. Para muitas pessoas, porém, a cafeína vai simplesmete impedir que adormeçam.
·  Para acabar com a paralisia do sono, simplesmente tente mexer os dedos do pé, ou engolir. Quando estiver em um estado de paralisia do sono, seu cérebro diz ao corpo para ficar parado, para que não se debata enquanto dorme. Os músculos maiores normalmente são mais afetados do que os menores.
·  Uma sensação interessante é voar durante um sonho Lúcido. Tente ter esta experiência, e vai mais gostar dos sonhos lúcidos. Tente andar nas paredes ou no teto, uma vez que voar na primeira vez pode ser intimidante se não estiver convencido de que está voando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que quiser!